Coordenador : Adriano Vargas Freitas
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389992.2199.198702.23022023
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática e áreas afins, alunos de Pós-graduação em Matemática e áreas afins e professores das redes públicas e privadas de ensino. O público-alvo é estimado por atividade.
Local de atuação: Tendo em vista a pandemia, diversas atividades do projeto foram adaptadas à realidade de distanciamento social. Entretanto, ao passarmos a ofertar as atividades do Projeto Eventos em Educação Matemática por meio de lives ou encontros em ambientes virtuais preparados para este fim, passamos a contar com quantidades maiores de participantes de diversos estados brasileiros, e até mesmo de fora do país. Tal constatação nos leva à resolução de mantermos boa parte de nossas atividades ainda neste formato. A equipe do projeto tem trabalhado de forma intensa na criação de ferramentas e espaços virtuais que possibilitem a realização das demais atividades de forma remota. A revitalização do site e a criação de outros canais de comunicação (Canal no Youtube, no Instagram, Facebook, grupo no Whatsapp) tem possibilitado a divulgação e avaliação das ações do Programa. Estas atividades remotas serão mescladas com presenciais nos ambientes físicos: * Sala do Programa Dá Licença, sala 508 do IME-UFF, Bloco H. * Outros locais do IME-UFF (auditório, salas de aula, laboratórios...) R. Professor Waldemar Freitas Reis, s/n° Gragoatá, IME, Bloco H, São Domingos, Niterói - RJ, CEP 24210-201 e-mail: eventosdalicenca@gmail.com
Objetivo
Este projeto tem como objetivo geral: Promover ações, na forma de eventos, para estudantes em formação inicial e para docentes que atuam em escolas de educação básica a fim de proporcionar oportunidades de intercâmbio e socialização de informações, saberes e experiências entre profissionais atuantes em Matemática ou em Educação Matemática na perspectiva do desenvolvimento profissional. Como objetivos específicos, este projeto busca por meio da realização de eventos no formato de palestras, oficinas, debates, rodas de conversa, entre outros: - Divulgar resultados recentes de pesquisas relacionadas ao ensino de Matemática; - Fomentar a troca de experiências e práticas entre professores e estudantes de graduação e pós-graduação; - Estimular a pesquisa na área Educação Matemática.
Resumo
As avaliações em larga escala vem apontando problemas na qualidade da educação, principalmente no que diz respeito ao ensino e aprendizagem da Matemática. Com frequência, esses problemas são creditados à formação dos professores. Mesmo que a formação inicial na universidade dê ao futuro professor instrumentos para sua ação, essa formação não possui um caráter terminal. Segundo Ponte (1994, p.6), o professor está longe de ser um profissional acabado e amadurecido no momento em que recebe a sua habilitação profissional. Assim, o desenvolvimento profissional é uma perspectiva em que se reconhece a necessidade de crescimento e de aquisições diversas de forma permanente. Entendemos que professores da educação básica e alunos de cursos de Matemática, independente da boa adequação do currículo e de sua formação, necessitam de uma visão integrada e atualizada de conteúdos, metodologias, práticas e pesquisas realizadas na área de Ensino de Matemática e afins. São essas experiências, dentre outras, que o Projeto Eventos em Educação Matemática pretende proporcionar. Ele tem como objetivo geral proporcionar oportunidades de intercâmbio e socialização de informações, saberes e experiências entre profissionais atuantes em Matemática e Educação Matemática. De forma específica as ações desenvolvidas (internas e externas) terão formato de cursos, palestras e oficinas, com participação de expositores convidados, com temas abrangentes e acessíveis, como vistas ao desenvolvimento profissional de estudantes e professores em atividade. Dentre estes temas, destacamos resultados de recentes pesquisas, novas perspectivas para a atuação na sala de aula, atualização em relação a legislações educacionais e análises de propostas de ação pedagógica.